Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Camaleão Andante

Um blog simples, com partilhas simples e complexo se for necessário, acima de tudo informal.

8 Frases que nunca deve dizer ao seu chefe

Existem vários tipos de chefes, e com o passar do tempo de uma forma ou de outra a confiança empregado-empregador vai crescendo e solidificando podendo até tornar-se mais relaxada, surgindo conversas informais. De certa forma isto pode ser bastante positivo mas também pode levar a que se diga coisas que não são indicadas. Pode dizer mais do que devia. 

Independentemente do seu tipo de chefe, grau de confiança ou se está na empresa há 3 meses ou há 1 ano, existem frases que não devem ser ditas, tais como:

 

  1. "Isso não faz parte do meu trabalho"

Uma das piores coisas que pode dizer ao seu superior é que acha que algo que ele lhe pediu para fazer não lhe compete. Antes de dizer esta frase pense nos motivos que possam ter levado o seu chefe a pedir-lhe essa tarefa e execute-a da melhor forma possível. Não se esqueça que os directores gostam de colaboradores multifacetados.

 

  1. "Não consigo"

Esta expressão nunca deve ser utilizada. Qualquer empregador gosta que o seu trabalhador seja capaz de fazer qualquer coisa ou pelo menos que tente fazer. Se disser à partida que não consegue, além de mostrar falta de confiança mostra também falta de vontade. Para progredir na sua carreira deve ser confiante e mostrar vontade de evoluir e enfrentar novos desafios constantemente.

 

  1. "O problema não é meu"

Dizer isto ao seu chefe é igual a dizer que não quer saber Qualquer empresa depende da sua equipa para ter sucesso, por isso, quando surge um problema faça o que puder para ajudar e se não tiver nada construtivo para dizer sobre o assunto, é preferível não dizer nada. 

 

  1. "Isso é impossível"

Três palavras a evitar. Por mais difícil ou irreal que lhe possa parecer um pedido do seu chefe não lhe diga que é impossível, caso contrário parecerá um colaborador inexperiente, incapaz ou sem vontade. Aceite o desafio e faça o possível e o impossível para o concretizar, vai com certeza ganhar pontos pelo esforço.

 

  1. "O que é que eu ganho com isto"

A maior parte das vezes, o seu trabalho ou parte dele passa por desenvolver tarefas ou projectos com os seus colegas, ajuda-los. É muito importante trabalhar em equipa. As empresas gostam de profissionais que trabalham em equipa e não questionam os benefícios pessoais.

 

  1. “Estou aborrecido”

Esta expressão pode surgir num momento de desanimo mas a verdade é foi contratado para ser produtivo e continuar entusiasmado com o seu trabalho. É sua a responsabilidade de arranjar formas de tornar o seu trabalho interessante. 

 

  1. "Posso ter um aumento"

Sonha em ter um bom ordenado, que dê para fazer coisas que gosta sem se preocupar com o que gasta. Isto não tem mal nenhum, quem é que não quer ter um bom ordenado? Contudo, deve evitar pedir um aumento, ou uma promoção.

Qualquer uma das opções deve ser conquistada com trabalho árduo, esforço e apresentação de resultados. 

 

  1. "Ontem à noite foi a desbunda"

Como se costuma dizer “Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque”, portanto entenda-se que o que faz na sua vida privada não é interveniente na sua vida profissional. A última coisa que vai querer, é que o seu chefe pense que a sua produtividade no trabalho está a ser afectada pelas suas noitadas 

 

É importante não esquecer que o chefe é isso mesmo, o chefe, e por muito bem que se dê com ele, no fim é sempre ele que tem a ultima palavra, quer goste ou não, por isso mantenha-se distante de interpretações negativas.