Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Camaleão Andante

Um blog simples, com partilhas simples e complexo se for necessário, acima de tudo informal.

13 motivos para comer chocolate sem peso na consciência

Sempre que há notícias sobre chocolate esperamos que sejam boas e que dêem mais motivos para o comer sem peso na consciência. E é mesmo disso que se trata. Já sabemos que o melhor chocolate é o chocolate negro, aquele que faz melhor à saúde e que se pode comer sem sentimento de culpa.

 

Além de todas as razões que já são conhecidas, existem mais 13 motivos para se comer chocolate (sempre com moderação claro!).

 

1. Torna as pessoas mais espertas

Comer chocolate uma vez por semana, melhora a memória e o pensamento abstracto. 

 

2. Não engorda

Investigadores da Universidade de Granada, Espanha, conseguiram demonstrar cientificamente que um alto consumo está associado a níveis mais baixos de gordura total e abdominal.

 

3. Diminui o risco de AVC

Após uma investigação que analisou a saúde e o consumo de chocolate de quase 21 mil adultos, chegou a uma quantidade diária que diminui significativamente o risco de doenças cardíacas e AVC.

 

4. Faz bem à tosse

O chocolate cria uma camada que protege as terminações nervosas da garganta controlando a vontade de tossir.

 

5. Pode proteger dos efeitos do sol

Um estudo feito em 2014, pelo National Institutes of Health concluiu que o chocolate pode ser um bom aliado dos efeitos do sol no corpo.

 

6. Anti-envelhecimento

Os antioxidantes presentes no chocolate amargo libertam o corpo de substâncias causadoras de alterações nas células, que acabam por acelerar o seu envelhecimento. A oxidação das células pode ainda traduzir-se em doenças graves como alguns tipos de cancro, problemas cardiovasculares e infeções.

 

7. Bem estar psicológico

O chocolate contém várias componentes associadas a uma melhoria do humor, incluindo feniletilamina, o mesmo químico produzido pelo cérebro quando nos sentimos apaixonados, que por sua vez contribui para a libertação de endorfinas e a aumento do nível de serotonina, que agem como antidepressivos.

 

8. Beleza

Utilizado em massagens, máscaras e outros cosméticos, quando aplicado na pele o chocolate é extremamente hidratante.

 

9. Melhoria da função cognitiva

O chocolate contribui para uma melhor oxigenação no cérebro e ajuda a melhorar a função cognitiva e fluência verbal nos idosos. Além disso, contém cafeina e teobromina, substâncias estimulantes.

 

10. Prevenção da pré-eclâmpsia durante a gravidez

Uma investigação da universidade de Yale sugere que as mulheres que comam chocolate, em pequenas quantidades, pelo menos cinco vezes por semana, estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que aquelas que o consomem menos de uma vez.

 

11. Nutrição

O chocolate negro contém vitaminas e minerais essenciais, tais como potássio, cobre, ferro e magnésio. É também rico em fibras, potássio, fósforo e selénio.

 

12. Anti-stress

Vários estudos ligam o consumo de chocolate a uma redução significativa nos níveis hormonais de cortisol, associado ao stress.

 

13. Desgaste físico

Por conter carboidratos e proteínas, dois estudos realizados por cientistas da Universidade do Texas concluíram que o leite com chocolate é a melhor bebida recuperar depois da atividade física.

 

Todos estes motivos para se comer chocolate estão mais aprofundados na noticia da revista Sábado, aqui.

 

 

 

 

10 razões para sorrir todos os dias

Todos sabemos que sempre que sorrimos transmitimos, alegria, confiança, bom humor, bem-estar entre outras mil e uma coisas. Claro que há vários tipos de sorriso mas não é por ai que vamos. 

O importante é que sorrir não é assim tão difícil e tem imensos benefícios por isso vale o esforço quando claro é um esforço.

Existem muitos motivos para sorrir mas vou indicar 10 que fazem muito sentido.

 

1. Ganhar a confiança dos outros

Hoje em dia o quem sorri tem maiores probabilidades de conseguir confiança. Um sorriso sincero é um sinal de confiança que se dá aos outros, existe mesmo a teoria de que o sorriso torna as pessoas mais generosas e que aumenta a probabilidade de fechar um negócio. Por isso sorria com sinceridade.

 

2. Compensar erros

Todos nós já nos esquecemos de uma data importante, de fazer um telefonema a dar os parabéns ou situações semelhantes. Aqui, o melhor é o melhor é sorrir meso que seja meio a medo, pois passará à outra pessoa, a mensagem de sinceridade no seu esquecimento.

 

3. Sentir-se melhor

Sorrir, faz parte também da educação. Ou seja, mesmo quando faz uma conquista por muito pequena que seja deve mostrar alguma alegria, perante a situação, um sorriso basta.

 

4. Esquece problemas

As emoções afectam a nossa expressão facial da mesma forma que a nossa expressão facial afecta nossas emoções. Sendo assim, muitas vezes basta sorrir para se sentir melhor e mais feliz. Claro que, dependendo das circunstâncias, um sorriso pode ser interpretado de forma não adequada.

 

5. Entender melhor as coisas

Quando nos deparamos com um problema por norma bloqueamos na situação e não vemos para lá dela e muitas vezes a solução é exactamente ai que está. Sorria. Vai se sentir melhor, mais atento e vai conseguir pensar de maneira mais clara.

 

6. Parecer atraente

Pelo menos no que toca às mulheres, o sorriso é uma forma de as tornar atraentes. Estabelecer contacto visual a sorrir. Não e sabe se o mesmo se aplica aos homens. 

 

7. Esconder pensamentos

Muitas vezes para tentar disfarçar o que vai na cabeça, sorrimos mas esse sorriso não é sincero e por isso não esconde nada. Diz-se que um sorriso sincero aparece lentamente e não imediatamente. Que dá mais confiança e chama mais a atenção.

 

8. Ganhar dinheiro

Em muitas funções principalmente aquelas que são ligadas aos atendimento de clientes, o sorriso é muito importante de forma a dar aos clientes a sensação de bem-estar e satisfação nos serviço adquirido.

 

9. Sorrir contagia

Já todos ouvimos dizer que o sorriso é contagioso, por exemplo num ambiente de trabalho onde o sorriso é constante, torna-se fácil as pessoas sorrirem e estarem mais descontraídas dando-lhes também mais confiança no dia-a-dia.

 

10. Viver mais

Por fim, pode pensar que apenas o acto de sorrir, independentemente dos motivos, faz bem e pronto. Junte a isto pensamentos positivos e vai ver que viverá mais e mais leve.

 

 

 

 

Imagine um donuts, gelado e Nutella, junte os três e tem uma sobremesa de comer e chorar por mais

Apesar de estarmos quase a entrar na Primavera, (SIIIIM falta tão pouco) o frio e a chuva não vão já embora, mas a palavra Primavera é animadora, o nosso estado de espirito começa a mudar, os dias ficam mais alegres com mais cor e sol, as roupas mais leves e com cores do arco-íris e começa a sentir aquela vontade de pensar na operação Verão 2016. 

 

Mas agora desce à realidade e percebe que não está nessa fase, ainda é Inverno, há frio e chuva e casacões o que dá imensa vontade de comer tudo o que for calórico sem sentir culpa porque ainda é possível culpar o frio e tudo o resto que caracteriza o Inverno.

 

Por isto tudo ainda vai a tempo de poder pensar porque no caso não é possível de experimentar só se improvisar, uma sobremesa que não é nada mais nada menos que uma espécie de donut com gelado por cima e forrado de Nutella e agora que disse a palavra mágica pode fazer o maior sorriso de todos de felicidade.

 

Esta criação vem de uma pastelaria em Praga, a Good Food Coffee and Bakery, que se inspirou no doce trdelník, comum em países como Áustria, República Checa, Eslováquia e Hungria. 

 

Este doce consiste é um pãozinho doce, envolto em canela, que é preparado num espeto até ficar crocante por fora e macio por dentro. O sucesso aconteceu quando combinaram ingredientes como gelado e Nutella, e uma mistura disto tudo tornou-se na sobremesa de "comer e chorar por mais". Sucesso garantido.

 

Agora deixo as fotografias para salivar mais um bocadinho, sem remorsos.

 

 

 

 

 

 

O Melhor Destino Europeu de 2016, já está eleito e é uma cidade para as férias do Verão

Viajar, passear, conhecer, visitar, são tudo palavras que gostamos de ouvir e por isso é importante quando encontramos noticias sobre quais os melhores sítios para aplicar o sentido destas palavras.

 

A Europe´s Best Destinations, que é uma organização que dá a conhecer os melhores destinos turísticos da Europa. Esta organização certifica-se que os lugares seleccionados são realmente importantes e merecedores de visita.

 

Recentemente 20 destinos foram a concurso para ganharem o título de Melhor Destino Europeu de 2016. Depois de uma votação online que terminou há 3 semanas, Zadar foi o grande vencedor. 

 

E onde fica Zadar? 

Zadar fica na Croácia, e é uma cidade cheia de tradição e modernidade, uma cidade aberta para o mar. Boa para fazer passeios ao longo do mar, enquanto observa "o mais belo pôr-do-sol no mundo" de acordo com Alfred Hitchcock.

 

Uma cidade onde se respira história, mas que soube adaptar aos dias de hoje. Zadar é tranquila e segura, boa para caminhadas durante a noite, bem como durante o dia, onde se vai descobrindo vestígios da época romana, mas também lojas, restaurantes, com preços acessíveis, mercados de frutas e vegetais e concertos ao ar livre.

 

Agora já sabe é só acrescentar à sua lista de sítios a ir em 2016 e vá à descoberta.

 

 

 

 

 

 

Supermercado que vende produtos fora validade abriu na Dinamarca

Todos os dias, pelo mundo fora acontecem coisas boas e más, acontecem a todos os minutos, segundos. Temos a tendência de só realçar maioritariamente os acontecimentos maus, as noticias deprimentes. Promovemos pouco o que se faz de bom pelo mundo fora e dentro do nosso país. Foi uma dessas noticias boas que encontrei e partilho hoje. 

 

Foi já aqui na Europa, mais precisamente na Dinamarca, que uma ONG abriu o primeiro supermercado dedicado à venda de produtos com prazo de validade expirado, que iriam para o lixo por estarem fora da validade mas que ainda se encontram em condições para serem consumidos. 

 

Esta iniciativa pretende combater o desperdício que como sabemos é uma realidade de todas as sociedades desenvolvidas e já é considerado como um dos principais problemas a nível social e ambiental com que nos deparamos actualmente.

A ONU, indica que cerca de um terço dos alimentos que são produzidos todos os anos vão parar ao lixo e em paralelo existe um bilhão de pessoas a passar fome em todo o mundo diariamente. A Dinamarca não é excepção. 

 

Os produtos que se encontram à venda neste supermercado, o Wefood, são todos verificados de forma a garantir a qualidade dos mesmos. Com esta ideia juntam-se duas oportunidades, a primeira combater a fome e a segunda conseguir adquirir produtos bastante mais baratos. 

Os lucros conseguidos irão ser destinados para obras sociais realizados por esta ONG na África e Ásia. 

 

O sucesso parece garantindo visto que todo o stock que existia acabou no primeiro dia e tem havido filas a porta mesmo antes de abrirem a loja todas as manhãs. 

Uma prova de que é possível dar solução aos milhares de comida que é desperdiçada todos os dias. 

 

 

Chegou o Bounce, a nova modalidade do mundo fit, dê este salto

Hoje em dia andamos todos mais preocupados com o nosso bem-estar físico, já começa a ser mais que uma preocupação com a aparência, o que é sem dúvida óptimo. 

Há por ai imensos ginásios para todos os gostos e bolsas e como seria de esperar é preciso diferenciar, inovar, criar novas modalidades que atraiam as pessoas. 

 

Tivemos a moda das danças, depois a moda das modalidades de lutas, mais recentemente o crossfit e a promoção do exercício físico ao ar livre e normalmente as modas começam a passar quando surge algo novo e é isso mesmo que está a acontecer. 

 

Há uma nova modalidade o Bounce, e o que é isto? Uma dança? Uma arte marcial? Nada disso, é nada mais, nada menos saltar num trampolim e agora pensamos, o Body Jump, também é saltar num trampolim por isso qual é a diferença?

 

O que é realmente acontece esta modalidade? 

 

O Bounce, acontece num espaço coberto, onde 100 trampolins estão interligados, onde salta à vontade e aterra-se com segurança. É dado em aulas de 60 minutos, onde o free jumping é rei. Os trampolins estão protegidos de forma segura. O grau de dificuldade é decidido por cada um, desde saltar por diversão até ao treino de acrobacias. 

 

Todas as sessões são acompanhadas por profissionais que permitem que cada pessoa se sinta bem e sem medo.

Mas depois de se ficar a saber de tudo isto surge outra questão.

 

Quais as vantagens para a saúde?

 

Segundo a NASA, 10 minutos de saltos num trampolim, equivalem a 33 minutos de corrida. Aperfeiçoa a agilidade e a coordenação e aumenta a agilidade do corpo dando a sensação de coordenação e equilíbrio.

 

É também um exercício de baixo impacto ao contrário do que se possa pensar, a almofada absorve 80% do impacto, é mesmo aconselhado a pessoas com menos mobilidade ou a fazer determinados tipos de reabilitação. 

 

Por fim quando feito com regularidade, aumenta a taxa metabólica e a capacidade do corpo queimar calorias e é também um óptimo libertador de stress, diminui a ansiedade. Saltar num trampolim, aumenta a circulação de oxigénio no cérebro o que permite um melhor desempenho metal.

Em Portugal, de momento existe um espaço onde se pode praticar a modalidade, veja aqui.

 

É também possível fazer festas de aniversário, grupos e eventos de empresas e tem ainda preços especiais para estudantes. 

 

É recomendado fazer as reservas com antecedência, pois as vagas esgotam e a idade mínima para praticar é 3 anos. Todos os preços estão disponíveis online no site e pode também acompanhar todas as novidades na página do facebook.

 

 

 

 

 

 

 

 

Top 10 dos alimentos que podem ser consumidos depois da validade. Saiba como.

Existem alguns alimentos que podemos comer mesmo já tendo passado a validade dos mesmos, mesmo que as vezes pelo aspecto ou pelo cheiro tenhamos vontade de deitar fora, nem sempre quer dizer que está impróprio para consumo. 

 

Ficam alguns alimentos que é possível consumir mesmo depois de ultrapassada a validade. 

 

1. Carne

Quando congelada não há qualquer problema, segundo os entendidos na matéria a validade da carne congelada quase que duplica. 

 

2. Enlatados

Desde que mentidos em local limpo, fresco e escuro, a duração deles é depois de passada a validade é para o dobro.

 

3. Ovos

Os ovos são dos alimentos "frescos" mais simples de detectar se estão dentro ou fora da validade. Basta fazer o teste de cos colocar dentro de uma tigela com água e se flutuarem está estragado, se ficar no fundo da tigela pode ser consumido à vontade. 

 

4. Massa

Dos alimentos que dura mais depois de passada a validade, a única coisa que deve verificar é quando for a cozinhar se tem um cheiro esquisito em caso afirmativo deve deitar fora.

 

5. Pão

É semelhante à carne, pode congelar que quando descongelar vai estar óptimo. A única coisa que deve verificar é se tem bolor, em caso afirmativo deve deitar fora o pão.

 

6. Fruta e vegetais frescos

Pode consumir à vontade desde que não apresentem uma cor, cheiro ou textura diferente.

 

7. Bolacha e batatas fritas

Desde que esteja estaladiço pode comer, ou seja, antes de comer parte a bolacha ou a batata frita e veja se faz um estalido, se não fizer deite fora.

 

8. Leite

Se guardar o leite num local com uma temperatura baixa, o leite pode durar o dobro daquele que tiver registado no pacote como sendo a validade do produto. 

 

9. Comida congelada

Não há problema em comer depois da validade desde que tenha estado bem guardada no congelador.

 

10. Vegetais embalados

Devem ser colocados em água fria cerca de 10min antes de serem consumidos e ter em atenção as folhas murchas. 

 

 

 

 

 

Há 4 cafés em Lisboa que ainda são verdadeiros clássicos e assim devem continuar

Em Portugal, o Café é um estabelecimento muito importante e todos nós temos o café da rua ou do bairro que tanto gostamos e que vamos lá quase todos os dias nem que seja pra tomar o "cafezinho".

 

O hábito de beber café é comum a todos os portugueses ou pelo menos da grande maioria. Uns bebem café que outros mas todos em alguma altura do dia precisam do seu café seja para reforçar energias seja pela simples necessidade de sentir o sabor de um café acabado de tirar da máquina. 

 

Os cafés têm vindo a modernizar-se, a adaptar-se aos dias de hoje em vários aspectos, serviço, estruturas, horários entre outros mas há ainda uma bom par de cafés que mantém algumas características e que os tornam tão especiais e que por isso devem continuar tal e qual a história os fez. 

 

Em Lisboa, a capital do nosso país ainda tem alguns desses tão conhecidos cafés. Mostro-vos alguns.

 

1. Pastelaria Versailles 

Quase com um século de existência, os tempos mudaram mas mantiveram a sua decoração Arte Nova. Situada junto ao Saldanha, está aberta todos os dias. 

 

 

2. Pastelaria São Roque

Fundada em 1961, na rua da Rosa, mas actualmente tem várias pastelarias espalhadas por Lisboa e ainda uma fábrica de pão e bolos.

 

 

3. A Brasileira 

Com a estátua mais fotografada à porta, a estátua do poeta Fernando Pessoa, mas além deste atracção o seu interior merece ser visitado. Situada na rua Garret, no Chiado. 

 

 

4. Pastéis de Belém

Paragem obrigatória para qualquer pessoa seja turistica ou não. Situada em Belém, esta confeitaria, é famosa pelas seus Pastéis de Belém mas também a decoração merece a nossa atenção. 

 

 

 

5 receitas de Chocolate Quente, porque o tempo frio pede

Apesar de frio ter diminuído a verdade é que ainda estamos no Inverno e o fim-de-semana está mesmo a porta e pelo que dizem os senhores da meteorologia vai ser daqueles que só apetece uma manta, sofá e filmes, porque segundo eles vai chover a potes por isso e como uma coisa puxa a outra para completar o kit: manta, sofá e filme nada melhor que um chocolate quente. 

 

Hoje deixo cinco receitas para aproveitar o fim-de-semana de forma ainda melhor e muito saborosa.

 

1. Chocolate com leite condensado

 

Ingredientes

500 ml de leite;

2 colheres de chocolate em pó;

20 g de chocolate preto;

Leite condensado;

Chocolate ralado ou canela para decorar.

 

Preparação

Primeiro aqueça o leite, de seguida adicione o chocolate em pó, a canela e o chocolate preto. Misture bem para evitar grumos e adicione o leite condensado e mexa tudo novamente. Retire do fogão e sirva. Decore com canela ou chocolate ralado.

 

 

2. Chocolate com xarope de framboesa

 

Ingredientes

2 colheres de chocolate em pó;

1 colher de açúcar;

Baunilha;

250 ml de leite;

50 ml de xarope ou geleia de framboesa.

 

Preparação

Comece por misturar o chocolate em pó com o açúcar e a baunilha, depois adicione o leite, deixe ferver e retire do fogão. Adicione o xarope de framboesa e sirva e delicie-se.

 

 

3. Chocolate com creme de leite fresco

 

Ingredientes

4 colheres pequenas de chocolate em pó;

2 colheres pequenas de açúcar;

2 colheres pequenas de açúcar de baunilha;

500 ml de leite;

Creme de leite fresco batido (ou chantilly).

 

Preparação

Misture o chocolate em pó com o açúcar e com o açúcar de baunilha, de seguida ferva o leite. Depois adicione o leite quente ao chocolate em pó. Sirva em xícaras e adicione o creme de leite batido.

 

 

4. Chocolate com sabor de laranja

 

Ingredientes

3 colheres de licor de laranja;

4 xícaras de leite;

70 ml de água;

2 colheres de chocolate em pó;

Uma pitada de sal;

5 colheres de açúcar.

 

Preparação

Primeiro misture o chocolate em pó, o açúcar e o sal e adicione a água. Depois ferva esta mistura e cozinhe durante 2 minutos. Adicione o leite, misture bem e retire do fogão. Adicione o sumo de laranja e misture. Sirva e divirta-se.

 

 

5. Chocolate com banana

 

Ingredientes

1 banana (em rodelas);

200 ml de leite;

50 g de gelado;

2 colheres pequenas de chocolate em pó;

1 colher pequena de açúcar.

 

Preparação

Aqueça 100 ml de leite e adicione o chocolate em pó e o açúcar e deixe ferver. Bata o restante do leite (100 ml) e misture com a banana. Coloque em taças adicione primeiro o gelado e, em seguida, o chocolate quente.

 

 

 

O objecto que faltava para o Inverno, uma caneca de temperatura ajustável

Hoje em dia inventam e criam todo o tipo de objectos, quase que se pode dizer que assim que pensamos num objecto que nos dava jeito na hora seguinte ele surge à nossa frente. 

E como queremos que todas as nossas necessidades sejam satisfeitas, surge a Ember, uma caneca intitulada como “a caneca de temperatura ajustável mais avançada do Mundo”, foi concebida de forma a permitir que a bebida mantenha exactamente a temperatura ideal e ao gosto de cada um. 

 

Como funciona? Basta rodar um botão no fundo da caneca para rapidamente a temperatura ser ajustada à que pretendemos e abaixo deste botão existe um visor que indica a temperatura da bebida. 

A temperatura é mantida durante 2 horas, se estivermos em andamento ou durar o dia todo se caso seja colocada no carregador que a completa e a cereja no topo do bolo, é a possibilidade de sincronizar com uma aplicação própria caso não esteja ao nosso alcance.

 

De momento está a venda através do site da marca nos EUA, mas é uma criação que tem pernas para andar e chegar a todos. Talvez no próximo Inverno já seja possível termos sempre cafezinho quente ou um chazinho no trabalho durante todo o dia.