Herdade da Matinha, um refúgio no meio do Alentejo
Este fim-de-semana, foi de passeio grande. Fui até à Herdade da Matinha, situada entre o Cercal do Alentejo e Vila Nova de Milfontes. Um verdadeiro refúgio para uma escapadinha de paz e descanso.
Rodeada de natureza, a herdade está pensada ao pormenor para que qualquer hospede se sinta em casa. Além dos 20 quartos, existem inúmeros recantos cheios de conforto e privacidade para quem os utiliza. E fora das duas casas por onde os quartos estão distribuídos, existe ainda a zona onde se podem ver e conviver com os cavalos, com a possibilidade de fazer um passeio, tive a sorte de poder ver uma égua de apenas 2 meses em plena natureza.
É possível também fazer um dos inúmeros passeios pela herdade e na sua envolvente, aproveitando o que de melhor a Costa Vicentina tem para oferecer. Por já não estar calor, não aproveitei a piscina mas fica a vontade para uma tarde de calor em pleno campo.
Aqui não há televisão, os quartos têm todos uma televisão mas só é possível ver dvds, como indicado quando cheguei "não há televisão, as más noticias ficam lá fora", e assim foi pedi uns dvds para ver à noite antes de adormecer e de resto nunca se está no quarto.
Como não podia deixar de aproveitar o facto de estar pela Costa Vicentina, fui jantar ao famoso restaurante A Tasca do Celso, em Vila Nova de Milfontes. este é um dos restaurantes referência desta vila e de todo o Alentejo. De concepção simples mas sofisticada o suficiente com boa comida e bom vinho como não poderia deixar de ter. A decoração cuidada, acompanha o conceito do restaurante e a boa disposição das refeições que serve.
Um bom programa para se deixar levar pela natureza e boa gastronomia que esta região magnifica tem para oferecer a quem a visita.