Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Camaleão Andante

Um blog simples, com partilhas simples e complexo se for necessário, acima de tudo informal.

Nima, o detector de glúten portátil

Hoje em dia, o tema alimentação está em todo o lado. O que devemos comer e o que não devemos comer, quais os melhores alimentos, quais as melhores combinações de alimentos e por aí fora é um mar de opiniões. Mas para além do tema estar na moda, também surgem outras preocupações como a questão dos alimentos com glúten. 

 

Como sabemos há pessoas que são alérgicas ao glúten, é considerada uma doença. Pessoas com doença celíaca têm de seguir à risca uma dieta que seja isenta de glúten e é bastante difícil por quase todos os alimentos o têm na sua composição. 

Agora a tarefa de identificar os alimentos que são compostos por esta proteína de origem vegetal vai ficar facilitada. Está quase a chegar o Nima, um aparelho triangular preto e portátil — considerado pela revista “Time” a “Melhor Invenção de 2015”—, que detecta se um alimento é, ou não, isento de glúten. 

 

Esta criação existe graças a um grupo de jovens químicos, especialistas em informática, designers e cientistas, que trabalham na 6SensorLabs, uma start-up de São Francisco, nos Estados Unidos.

 

O Nima funciona de uma forma muito simples: a pessoa coloca um pouco do líquido, ou da comida, que quer testar dentro de uma cápsula que é inserida no objecto e depois só precisa de esperar cerca de três minutos, para saber se aquele produto é, ou não, isento de glúten, através de caras: se estiver livre aparece um smile a sorrir, se contiver mais de 20 ppm (parte de um milhão, uma medida de concentração) — a quantidade máxima de glúten que um alimento pode ter para ser considerado isento— aparece um smile chateado.

 

Por enquanto ainda esta numa fase inicial de pré-venda e não há à venda em Portugal, de qualquer forma é uma boa notícia para quem sofre deste problema e uma esperança de ajuda que poderá ser mais confiante que muitas indicações que as vezes são dadas pelos próprios rótulos dos alimentos.

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.