Regresso às aulas nos anos 80
Entre Setembro e Outubro sempre que se vai a um hipermercado e vemos o "regresso às aulas" cheio de cadernos, mochilas, lápis e tudo mais que haja para que qualquer criança melgue os pais até conseguir encher o carrinho lembramo-nos de quando passámos essa fase. Nessa altura não era tão agressiva a tentação nem havia tanta oferta e nem os pais deixavam levar tudo.
Ir fazer as compras do regresso às aulas era um momento feliz e entusiasmante desde o ir à papelaria comprar e esperar que oferecessem um calendário até ir ao hipermercado com a lista de material que os professores tinham dado.
No primeiro dia de aulas tinha de estar tudo perfeito, os cadernos forrados, os cadernos todos com etiquetas com o nome e a turma, o estojo com todas as canetas, lápis e borrachas novas e claro a mochila tinha também de ser nova.
Esta época era muito marcante na vida de um estudante que via sempre o início de cada ano como o inicio de novas aprendizagens, colegas e professores novos muitas vezes.
Nos intervalos das aulas trocávam-se cromos com os colegas e preenchíamos as cadernetas. Brincava-se com o yo-yo da coca-cola e saltávamos ao elástico. Depois das aulas viam-se desenhos animados como o Tom Sawyer e os Os Três Mosqueteiros.
Havia ainda as colecções dos autocolantes do Bollycao e comía-se pastilhas Gorila (aquelas bem duras).
Definitivamente o que estava na moda nos anos 80 era bem mais divertido e com muito menos preocupações.